• redacaotrendtimes

Voto online será testado nas eleições 2020; Curitiba é uma das cidades escolhidas


Créditos de Imagem: Roberto Jayme/TSE

Com a proposta de inovar o sistema eletrônico de votação, o Tribunal Superior Eleitoral aproveita as eleições municipais deste ano para testar o voto online. Curitiba está entre as cidades escolhidas para participar do projeto, que envolverá eleitores selecionados e candidatos fictícios, mas ocorrerá também no dia 15 de novembro. Além da capital paranaense, Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP) também terão a votação simulada.


O jurista, especialista em direito eleitoral, Guilherme Gonçalves, professor da Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina, analisa a iniciativa e explica a importância da simulação e os impactos da possibilidade para a democracia do País. "O voto online, além de mais prático, tem caráter econômico interessante, uma vez que a manutenção das urnas eletrônicas demanda complexa logística e grandes investimentos", afirma ele.


A atividade faz parte de uma iniciativa do TSE chamada Eleições do Futuro. 26 startups testarão as suas soluções, dentre as quais 10 são curitibanas.