• redacaotrendtimes

Vilma Vilarinho fala sobre a importância do design para a criação de serviços inovadores

Doutora em design, consultora e empreendedora, Vilma participa de evento on-line e gratuito na segunda-feira (8), às 19 horas, um bate-papo com os também designers Giovanni Vannucchi e Claudia Weber



Não só produtos necessitam de design, serviços também precisam ser pensados para favorecer o usuário e atender às suas expectativas e aos seus desejos. É aqui que entra o design de serviços. Doutora em Design e Complexidade pela Universidade de São Paulo (USP), Vilma Vilarinho falará sobre processos de design para a criação de produtos e serviços inovadores no encontro "Design de Serviços: um projeto para o invisível". Participam do bate-papo Giovanni Vannucchi, designer e representante no Brasil do Comitê da Bienal Ibero-americana de Design de Madrid, e Claudia Weber, design industrial e mestre em comportamento do consumidor.


A programação integra o Meet Up #2, promovido pela École Intuit Lab (EIL), nesta segunda-feira (8) às 19 horas. O evento será on-line e gratuito.


“O design de serviços é um tipo de projeto que impõe complexas condições para o designer, entre elas, projetar usos de produtos que podem ocorrer sob diferentes situações, por pessoas com interesses e experiências distintas. Neste sentido, o projetar se torna uma atividade de olhar para o futuro uso do serviço não buscando uma resposta, mas sim, várias”, exalta Vilarinho.


Vilarinho é sócia da NAU Interativa, empresa de design e inovação. Formada também em Tecnologia e Mídias Digitais pela PUC-SP, atua no desenvolvimento de novos produtos e serviços tendo como abordagem a modelagem de processos a partir de uma visão sistêmica.


Seus companheiros de evento também trazem larga experiência no mercado de design. Giovanni Vannucchi é advisor da École Intuit Lab, representante no Brasil do Comitê da Bienal Ibero-americana de Design de Madrid, cofundador da Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign), fundador e sócio da Oz Estratégia e sócio da Taba, um hub de profissionais da economia criativa. Em 2018, foi representante do Brasil no júri de Design em Cannes.

Claudia Weber é coordenadora acadêmica da École Intuit Lab e professora no Design Gráfico da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) nas disciplinas Projeto de Embalagem, Projeto Lúdico e Design Universal e Inclusivo. É desenhista industrial formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou MBA na mesma instituição e mestrado profissional em Comportamento do Consumidor pela ESPM.

O Meet Up #2 dá sequência nas atividades da École Intuit Lab no Brasil, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, que completa 20 anos em 2021 e escolheu o Brasil para sua nova etapa de expansão. A instituição lança o curso de extensão em Design e Comunicação.

O programa de três semestres tem foco na compreensão de estratégias de branding, design, digital e comunicação. Com proposta de ensino multicultural, o percurso formativo visa capacitar profissionais para uma carreira global. A grade completa pode ser acessada no site da École Intuit Lab, onde está disponível também o formulário para inscrições até o dia 1º de março.

Serviço Meetup École Intuit Lab Design de Serviços: um projeto para o invisível Data: 8 de fevereiro Horário: 19h Acesso online, pelo link https://meetup.ecole-intuit-lab.com.br/ Sobre École Intuit Lab

École Intuit Lab é uma escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, com abrangência internacional e visão multicultural. Co-fundada em Paris em 2001 pelos designers e acadêmicos Clément Derock e Frederic Lalande, que nutrem a visão de construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução no ensino do Design. Com forte presença internacional, mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país), dois na Índia, em Mumbai e Calcutá, e agora também em São Paulo, Brasil. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina.


Ao completar 20 anos, o instituto implementa seu novo campus São Paulo, onde oferta três cursos de formação, que corresponde à graduação francesa, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de extensão em Design & Comunicação, com duração de 18 meses.


Site: https://ecole-intuit-lab.com.br/


Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco