• redacaotrendtimes

Projeto promove proteção e ações educativas para crianças e adolescentes imigrantes em Roraima

Parceria entre a ONG Visão Mundial e Pfizer também desenvolverá atividades de promoção da saúde e levará assistência social e psicológica para famílias venezuelanas em Boa Vista e Pacaraima


Projeto visa alcançar 800 pessoas, entre crianças, adolescentes e suas famílias (Foto: Álvaro Júnior / Visão Mundial Brasil)

Desde outubro, a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no estado de Roraima ganhou um importante reforço. Uma nova parceria, fechada entre a ONG Visão Mundial e a Pfizer, por meio da Pfizer Foundation, está promovendo ações focadas na proteção de crianças e adolescentes migrantes vindos da Venezuela. A parceria tem como base ações educativas focadas na prevenção da violência, essencial para o desenvolvimento integral da infância, além de temas voltados para a saúde. O projeto está sendo realizado nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, e visa alcançar 800 pessoas, entre crianças, adolescentes e suas famílias.


O projeto utiliza ferramentas de proteção e prevenção da violência usadas na educação não-formal. Assim, são desenvolvidas ações educativas fora da escola, em ambientes que promovem a convivência social e que garantem a proteção humanitária digna. Entre os temas que serão abordados pelas ações estão a prevenção da violência contra crianças e adolescentes, hábitos de higiene e medidas de diminuição da propagação da COVID-19. As atividades incluem, ainda, incentivo à prática da língua portuguesa, jogos educativos e atividades esportivas.


Todas as atividades serão realizadas em Boa Vista e Pacaraima, cidades que concentram grande contingente de migrantes venezuelanos no país. A população brasileira local também será beneficiada. Por meio da parceria com a Pfizer, a Visão Mundial busca promover ambientes seguros, acolhedores e que ofereçam condições de desenvolvimento a crianças e adolescentes, mesmo em situação de vulnerabilidade. “Faz parte do processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes uma estrutura estável, com atividades educacionais e recreativas baseadas em uma lógica de proteção. São parcerias como essas que dão oportunidade para que essas crianças construam um futuro melhor, não só para elas, mas também para suas famílias”, diz o Gerente Sênior de Operações de Resposta Humanitária da Visão Mundial no Brasil, Luis Corzo.


Durante todo o projeto, estarão disponíveis psicólogos e assistentes sociais da rede de monitoramento, detecção e referenciamento de crianças, adolescentes e cuidadores com necessidade de assistência social e de serviços de proteção. Além disso, o projeto colocará à disposição o acompanhamento psicossocial e aconselhamento terapêutico (pelo serviço virtual WhatsApp da Ternura) a crianças e seus familiares. Também estão previstas nas ações o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de casos de violação de direitos aos canais de proteção e ao poder público local; a capacitação com pais e cuidadores sobre educação e proteção às crianças e adolescentes; e a formação com profissionais (assistentes sociais, psicólogos) em temas de proteção às crianças e adolescentes e sistema de garantia de direitos.


“Este trabalho de solidariedade acontece agora, mas ele é essencial também após a pandemia. A Pfizer tem um trabalho muito importante junto à sociedade e por isso estamos muito orgulhosos de nos juntar à Visão Mundial neste projeto que vai impactar positivamente tantas pessoas”, comenta Cristiane Santos, Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil.


Desde 2018, a Visão Mundial trabalha na resposta à crise migratória da Venezuela realizando projetos nas áreas de Proteção à Infância e Empreendedorismo para migrantes jovens e adultos. Em 2020, mesmo em meio à emergência de COVID-19, as atividades não pararam. Desde o início da crise migratória venezuelana, já foram beneficiados cerca de 55 mil migrantes venezuelanos por projetos multisetoriais Visão Mundial – desses, cerca de 19 mil são crianças.


A Pfizer Foundation é uma organização filantrópica criada pela Pfizer Inc, que trabalha para enfrentar os desafios de um cenário de saúde global complexo e em constante evolução. A Pfizer Foundation é uma entidade legal com restrições legais distintas da Pfizer Inc, e apoia programas que fomentam a ciência e a inovação, que fortalecem o sistema de saúde, garantem o acesso a tratamentos de qualidade, o combate de doenças e ações humanitárias.