• redacaotrendtimes

Prefeito do Rio, Marcelo Crivella é preso a 9 dias de terminar o mandato



O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), foi preso na manhã de hoje em uma operação conjunta do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e da Polícia Civil. Crivella também foi suspenso das funções públicas, segundo determinação do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). Com isso, ele está afastado do cargo.


A ação que levou à prisão de Crivella é um desdobramento da Operação Hades, deflagrada em março, que investiga um suposto esquema de pagamentos de propina para a liberação de contratos da Prefeitura do Rio, chamado de "QG da Propina". No total, a polícia tenta cumprir sete mandados de prisão.


Ao chegar à Delegacia Fazendária, na Cidade da Polícia, onde presta depoimento, Crivella falou rapidamente com os jornalistas. "Fui o prefeito que mais combateu a corrupção na Prefeitura do Rio de Janeiro", declarou, dizendo ainda que agora espera "justiça".


Crivella disputou a reeleição em novembro, mas foi derrotado por Eduardo Paes (DEM) no segundo turno. Ele era apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Seu mandato termina em nove dias, em 31 de dezembro.


Às 15h, ele e os demais presos na operação de hoje participarão de uma audiência de custódia. Será avaliada a necessidade de manutenção da prisão.


Quem assume o comando da cidade é o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (DEM). O vice-prefeito Fernando McDowell morreu em maio de 2018.


Nas redes sociais, o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a transição transcorrerá normalmente com Felippe.


Em nota enviada ao UOL, o MP-RJ informou que o Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça realizou operação na manhã de hoje, em conjunto com a Polícia Civil, para cumprir mandados de prisão contra integrantes de um esquema ilegal que atuava na Prefeitura do Rio.


No entanto, em razão do sigilo decretado pela Justiça, não poderia fornecer mais informações.


_____________________________________________________________________________


Afonso Ferreira, Gabriel Sabóia e Marcela Lemos

Do UOL, em São Paulo e no Rio; Colaboração para o UOL, no Rio

Leia Mais em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/12/22/crivella-prisao.htm

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco