• tatianacarvalho4

Portugal tem mais 4656 casos e 40 mortos


Crédito de Imagem: Tiago Petinga - Lusa

O boletim epidemiológico de hoje confirma 4656 novos casos de Covid-19, mais 40 mortos e 1747 recuperados. O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (2831 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (1357), a região centro (334), Alentejo (65 e Algarve (57). A Madeira registou mais quatro novos casos e os Açores oito. 


Do total de óbitos, 19 foram registados no norte do país, 13 na região de Lisboa e Vale do Tejo, três na região centro e os outros três no Alentejo. Há mais 93 doentes internados e mais seis nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 1927 doentes com Covid-19 internados, dos quais 275 em unidades de cuidados intensivos. 

Há mais 93 doentes internados e mais seis nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 1927 doentes com Covid-19 internados, dos quais 275 em unidades de cuidados intensivos. Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 132.272 casos confirmados, 2468 óbitos e 72.344 recuperados. Há 57.355 casos ativos, mais 2869 do que no dia anterior. As autoridades de saúde têm 65.305 pessoas em vigilância, mais 879 do que ontem.


A Comissão Europeia pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) para começarem já a transferir pacientes com covid-19 para outros países devido ao "risco real" de os hospitais ficarem "saturados" pelo aumento de internamentos.


"Há um risco real de os sistemas de saúde ficarem agora saturados, devido ao aumento do número de casos, e ao nível da UE esperamos que exista, o mais rapidamente, colaboração e solidariedade para podermos enfrentar a atual situação", declarou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, falando em conferência de imprensa após a reunião dos ministros europeus com esta tutela.


Assim, "estamos a pedir aos Estados-membros que respondam aos avisos prévios da Comissão e organizem transferências transfronteiriças de pacientes e disponibilizem camas nos hospitais", concretizou a responsável, nas declarações aos jornalistas por via digital, como decorreu também a reunião dos ministros da Saúde.


Isto poderia permitir, por exemplo, transferir doentes com covid-19 da Bélgica, que é o Estado-membro com mais casos face à dimensão da população, para países vizinhos, como o Luxemburgo.

_________________________________________________________________________________


Informações da RTP

Leia Mais em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo_e1271304

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco