• Giovanna Leopoldi

Pantanal: queimadas podem ter reduzido biodiversidade em 20%

Por Clima Info

O G1 destacou análise de especialistas apontando que o fogo pode ter consumido até agora cerca de 1/5 da diversidade biológica do Pantanal, especialmente de espécies de animais de locomoção mais lenta, que não conseguem escapar do avanço das chamas.


Já na Folha, Fabiano Maisonnave mostrou a situação do Parque Estadual Encontro das Águas (MT), um dos maiores refúgios de onça-pintada do mundo. A unidade, que teve cerca de 85% de sua área consumida pelo fogo até agora (92 mil hectares), conta com apenas um funcionário e seu orçamento para 2020 é de miseráveis R$ 45.120 para o ano inteiro – ou R$ 123,60 por dia.


No último domingo (20), o Fantástico (TV Globo) revelou informações do inquérito que a Polícia Federal está conduzindo sobre a responsabilidade de fazendeiros em focos de queimadas no Pantanal. A matéria destacou um dos acusados, o pecuarista Ivanildo Miranda – envolvido em escândalos políticos recentes no Mato Grosso do Sul. O UOL também repercutiu esse caso.


O governo do Mato Grosso encaminhou na segunda-feira (21/9) ao governo federal pedido para utilização da Força Nacional de Segurança para auxiliar no combate às chamas. No sábado (19), parlamentares da comissão temporária do Senado para acompanhar a resposta do Planalto às queimadas visitaram o estado, percorrendo a rodovia Transpantaneira, entre Cuiabá e Poconé. Citada pelo UOL, a senadora Simone Tebet (MS) disse que a comissão pretende não apenas pressionar o governo federal no combate às queimadas, mas também “convencê-lo” sobre a importância da preservação do meio ambiente.


A fumaça dos incêndios no Pantanal e na Amazônia já percorreu mais de 4 mil quilômetros, espalhando-se por pelo menos cinco países na América do Sul – Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A BBC Brasil destacou como essa fumaça pode afetar regiões distantes do fogo, como a ocorrência de “chuva cinza”.


Leia mais em https://climainfo.org.br/2020/09/22/pantanal-queimadas-podem-ter-reduzido-biodiversidade-em-20/

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco