• Tatiana Carvalho

Outubro Rosa: D’Or Consultoria reforça como informações de qualidade podem salvar vidas

Campanha é totalmente focada no ambiente digital e traz os principais conteúdos sobre o câncer de mama


Crédito: Divulgação

Parte de um dos principais temas abordados no calendário anual de saúde, a campanha de Outubro Rosa, da D’Or Consultoria, para a conscientização contra o câncer de mama traz o tema: O risco é certo. O câncer não. Os materiais são 100% digitais e estão presentes nos mais diversos canais de comunicação, como rede sociais e fundos de tela para reuniões virtuais.

O câncer de mama continua a ser um dos principais tipos de câncer que atinge as mulheres no país, segundo dados do Ministério da Saúde. No Brasil, são esperados mais de 60 mil novos casos em 2020. A incidência da doença aumenta em mulheres a partir de 40 anos. O diagnóstico precoce, no entanto, possibilita 95% de chances de cura.

Com isso, por meio de informações confiáveis e de qualidade, a campanha tem o objetivo de desfazer os mitos que afastam as mulheres dos procedimentos de prevenção e de tratamento da doença. 


“Essa campanha, assim como todos os temas tratados pela D’Or, está alinhada ao nosso propósito: cuidar das pessoas. Nesse caso, através da comunicação atrativa, estimulando mudanças e reflexões sobre atitudes com a nossa saúde individual e coletiva.”, ressalta Alexandre Buika, superintendente de Marketing e Comunicação da empresa.

Embaixadora


Mirela Janotti será a embaixadora da campanha, por ser um exemplo de superação após ter sido diagnosticada e tratada de um câncer de mama. A publicitária e escritora tem forte atuação na causa, e levará mensagens direcionadas às mulheres que passam ou já passaram pelo mesmo problema.


Ela também endossará a divulgação das principais mensagens da campanha junto à sociedade, abordando temas comuns no cotidiano das pacientes, como questões ligadas à autoestima e autocuidado. “O desânimo e a falta de esperança são pontos de fraqueza a serem superados pelas pessoas acometidas pela doença. Por isso, tratar com humor o cotidiano é imprescindível”, comenta Mirela.

Dona de uma trajetória capaz de inspirar outras mulheres que passam pelo mesmo problema, foi diagnosticada com câncer de mama, em 2006 e hoje está curada. Mesmo com a dificuldade da situação, ela superou os obstáculos físicos e emocionais e utilizou o sentimento de dor para fortalecer um trabalho intenso de divulgação e conscientização sobre a doença.


Colaboradora no documentário “Mulheres de Peito”, disponível no Youtube, que reúne outras ex-pacientes e especialistas para abordar o tema, também escreveu três livros sobre o assunto, sendo um deles, “Força na Peruca: tragédias e comédias de um câncer”. No site da D’Or Consultoria você pode conferir mais informações sobre os trabalhos da Mirela Janotti.


Para fortalecer a campanha, foi produzido um clipe, que também pode ser acessado no portal da D’Or Consultoria, que retrata um momento de intimidade familiar: a conversa, com muito afeto, de uma mãe com sua filha. A mulher, mais velha, pede à jovem que faça a mamografia anualmente após completar 40 anos. O exame é recomendado para a detecção do câncer de mama em seus diferentes estágios, em detrimento do autoexame, pelo qual não é possível identificar a doença nos primeiros meses.

O portal da campanha carrega a credibilidade da Oncologia D’Or, uma das mais complexas redes de cuidado oncológico do país. Conta com informações relevantes a partir de um arrojado projeto visual.


Quatro perfis de usuários foram estabelecidos, para que os usuários tenham acesso às informações a partir de suas experiências pessoais com o câncer de mama. Os perfis são os seguintes: “Fui diagnosticada com câncer de mama e estou curada”“Já passei pelo tratamento de câncer de mama e estou curada”; “Apenas quero saber mais sobre o câncer de mama” “Conheço alguém que foi diagnosticada com câncer de mama”.

Para acompanhar as camisas e laços rosa, que já se tornaram sinônimos da campanha Outubro Rosa, a D’Or Consultoria lança também o Kit Outubro Rosa 100% digital. A intenção é que, mesmo em período de isolamento social, o público demonstre o engajamento e a preocupação com a doença, estimulando e incentivando outras pessoas para as iniciativas de prevenção e tratamento.


O kit consiste em fundos de tela exclusivos para participação em reuniões remotas, cartaz da campanha e um panfleto com informações básicas sobre a doença. Ele pode ser baixado no próprio portal da campanha.

Já para as redes sociais, dois produtos foram disponibilizados. Uma máscara rosa, que pode ser colocada como filtro para o Instagram, que pode-se encontrar na conta da @dorconsultoria e clicar no quarto ícone da barra abaixo dos destaques.


O segundo é um selo para a foto de perfil do Facebook. É necessário, ao estar no portal da campanha, clicar no clipe e buscar #ocancernao.


Fonte: Assessoria

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