• tatianacarvalho4

No Dia Mundial da Limpeza, Greenfinity Foundation faz campanha e alerta para novo tipo de poluição


Ação da ONG Greenfinity Foundation no Dia Mundial da Limpeza em 2019, no Parque CEMUCAM, em Cotia-SP

Hoje é o Dia Mundial da Limpeza e a Greenfinity Foundation, instituição sem fins lucrativos e que se dedica a apoiar projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, está promovendo campanhas educativas e de conscientização, com dicas para as pessoas fazerem sua parte, mesmo dentro de casa, ajudando a preservar o meio ambiente. Em todos os anos, desde 2011, a Greenfinity Foundation faz ações voluntárias em parques, praças e praias de todo o mundo para rememorar a data e a importância do descarte correto do lixo. No Brasil, a ONG realiza essas ações em parceria com o Instituto Limpa Brasil, porém, neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a ONG precisou mudar o formato e reformular suas ações.


Apesar do isolamento social ter colaborado, em partes, com a preservação do meio ambiente, por outro lado, a pandemia trouxe um novo tipo de poluição, causado pelo descarte incorreto e em larga escala de objetos de higiene descartáveis ou EPIs (equipamento de proteção individual), como as máscaras, luvas e embalagens de álcool em gel e outros produtos. Esses materiais já foram encontrados até mesmo nos mares, por mergulhadores e pesquisadores.


De acordo com Roberto Freire, CEO Américas da myWorld-- operadora da Cashback World no Brasil, apoiadora da Greenfinity Foundation, este novo tipo de poluição é uma grande preocupação e a data é uma oportunidade de mostrar que todos podem contribuir.


"Mesmo dentro de casa, a Greenfinity Foundation mostra e ensina como podemos contribuir com o meio ambiente realizando simples ações, todos os dias, que fazem toda a diferença para o mundo. Além de que, a campanha tem o papel educativo, fundamental, para muitas pessoas que não sabem como descartar corretamente suas máscaras e outros objetos que passaram a ser mais utilizados, por conta da pandemia", finaliza.

Para alertar sobre a conscientização da importância da redução no uso de plástico e o correto descarte desses materiais, juntamente com o mote de começar a agir localmente, fazendo a sua parte dentro de casa, a Greenfinity Foundation criou uma campanha em vídeo com dicas para as pessoas colocarem em prática dentro de casa, com pequenas ações para ajudar a não poluir ainda mais o planeta e evitar a destruição do ecossistema, são elas:


● Use máscara facial reutilizável, ou seja, máscara feitas de materiais que podem ser lavados e utilizados novamente;

● Não jogue máscaras, luvas, lenços e outros resíduos médicos nas lixeiras convencionais. Qualquer objeto que possa ter entrado em contato com o vírus da COVID-19 deve ser ensacado e lacrado antes de ser descartado no lixo;

● Não utilize panos de limpeza descartáveis em casa. Ao invés disso, opte por sprays higiênicos que você pode aplicar em panos de tecidos laváveis, ajudando a não acumular mais lixo no meio ambiente;

● Use copos e garrafas reutilizáveis e evite comprar garrafas de plástico;

● Ao pedir comida para viagem ou delivery, peça ao restaurante para não enviar talheres de plástico ou guardanapos. Em vez disso, use seus próprios utensílios de casa;

● Recicle toda a embalagem que você receber de encomendas ou delivery. Para as compras online, as caixas de papelão são recicláveis;

 Opte por refeições com mais vegetais e produtos orgânicos e procure reduzir o consumo de carne e laticínios. Uma dieta verde ajuda a salvar vidas de animais, protege o meio ambiente e mantém você saudável; ● Iniciativas de limpeza do meio ambiente em locais próximos a sua casa são uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente; participe. Para fazer isso de forma segura, use luvas, máscara e um equipamento portátil individual para a coleta.


O vídeo da campanha pode ser visto aqui:

http://www.facebook.com/313138679101894/videos/235347571092686


Como surgiu o Dia Mundial da Limpeza


O Dia Mundial da Limpeza, ou World Clean Up Day, é considerada a maior ação cívica da história, que já reuniu milhares de voluntários mobilizados para a limpeza de cidades, bairros e parques com o objetivo de chamar atenção para causa. De acordo com dados do Panorama dos Resíduos Sólidos 2018, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil gerou 79 milhões de toneladas de lixo por ano, apenas em 2018. Deste total, segundo a Associação, a estimativa é de que somente 3% sejam de fato reciclados, sendo que o potencial é de até 30%.


A ideia de limpar coletivamente começou em 2008, na Estônia, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o País inteiro em apenas cinco horas. No Brasil, a ação acontece desde 2011, promovendo mutirões de limpeza e buscando a conscientização sobre o problema crescente do descarte irregular de resíduos sólidos em centros urbanos de todo o mundo.


A Cashback World, a maior Comunidade de Compras do mundo, multicanal e multissetorial, apoia a Greenfinity Foundation desde 2011. Neste sentido, Roberto Freire ressalta que, "neste ano, mesmo com todas as adversidades, não poderíamos deixar de apoiar a campanha e causa, mesmo que em um novo formato. Acreditamos que precisamos conscientizar ainda mais a população", finaliza.


A Greenfinity Foundation já realizou mais de 80 projetos de conservação e proteção ambiental em 21 países, incluindo 50 Greenfinity Days, quando voluntários de todo o mundo contribuem para um ambiente mais limpo organizando workshops, participando de campanhas de coleta de lixo ou reflorestamento etc.

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco