• Giovanna Leopoldi

Movimento de jovens lança cordel para informar sobre prevenção à COVID-19

Material demonstra a preocupação em contribuir com o acesso e a disseminação de informações



O Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), movimento de adolescentes e jovens ligados à ONGVisão Mundial, está lançando nessa semana um material diferente para conscientizar sobre a prevenção à COVID-19. Trata-se de um cordel, produzido e organizado por membros do MJPOP em Pernambuco e na Bahia.


"Mesmo depois de seis meses de pandemia, ainda há muitas pessoas com dúvidas e com informações falsas sobre a COVID-19 e sobre as formas de infecção com o novo coronavírus. Foi pensando em ampliar o acesso à informação, e com uma linguagem simples para qualquer pessoa, que o MJPOP pensou nesse cordel, que também é um material bastante típico da região Nordeste do Brasil, onde vivem os jovens que produziram o material", explica a articuladora nacional de Juventude da Visão Mundial, Tatiane Anjos.

Desde o início da pandemia, a rede de adolescentes e jovens do MJPOP tem realizado diversas ações, desde conscientização e disseminação de informações sobre prevenção à COVID-19 nas áreas mais vulneráveis até o apoio à Visão Mundial nas ações de campo, com distribuição de doações. Para a produção desse cordel, a rede também contou com o apoio de adolescentes e jovens da REPROTAI, de Salvador.


Há 13 anos, o MJPOP tem se fortalecido como um movimento da juventude em escolas, bairros e comunidades de fé. Por meio do monitoramento de políticas públicas para a proteção da infância e juventude, a Visão Mundial forma e desenvolve capacidades para a participação ativa de adolescentes e jovens na sociedade. Pelo MJPOP. São abordados temas como a evasão escolar, qualidade e condições estruturais do ensino, violências, violações de direitos, segurança pública e racismo.


Em 2020, são mais de 520 jovens de 16 a 24 anos que participam ativamente do MJPOP em comunidades vulneráveis, presentes em 24 cidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além da capital federal, Brasília.


Clique aqui e baixe o cordel


Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco