• Giovanna Leopoldi

Morre Zuza Homem de Mello, musicólogo e jornalista, aos 87 anos


7.jun.2013 - Zuza Homem de Melo apresentando o BMW Jazz Festival, que está em sua terceira edição. Foto Rio News

O musicólogo e jornalista Zuza Homem de Mello morreu na noite de ontem aos 87 anos. O jornal O Estado de S. Paulo confirmou a notícia com a família do paulistano, que morreu enquanto dormia, por infarto agudo do miocárdio.




Zuza marcou a história da música brasileira por trabalhos com nomes como Elis Regina, Milton Nascimento e Gilberto Gil. Dirigiu festivais como O Fino da Música e o Festival de Verão do Guarujá, e apresentou o programa "Jazz Brasil", na TV Cultura.



Em 2018, sua trajetória foi contada no documentário "Zuza Homem de Jazz", dirigido por Janaina Dalri. O longa, inclusive, resgata sua época morando nos EUA, nos anos 1950, quando estudou na prestigiada Juilliard e compareceu a shows de Duke Ellington, Ella Fitzgerald e Billie Holliday.


Zuza é das grandes figuras do meu Brasil. Eu o visitava em Sampa pra conversar e ouvir música, e ele me mostrava tudo. É um conhecedor da música, apaixonado por jazz e íntimo da MPB. E que homem elegante, educado, civilizado!." Caetano Veloso sobre Zuza Homem de Mello.


De Splash https://www.uol.com.br/splash/noticias/2020/10/04/morre-zuza-homem-de-mello-musicologo-e-jornalista-aos-87-anos.htm


Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco