• Tatiana Carvalho

Jovens da comunidade do Chuvisco (SP) estudam gastronomia gratuitamente

Esta é a sétima edição do Chef Aprendiz, 20 alunos já estão dando os primeiros passos na cozinha e devem sair com propostas de emprego no final do curso;

O Chef Aprendiz Chuvisco tem como patrocinador master a Comgás, e novos patrocinadores, as marcas Wickbold e Kikkoman;

Com parceria inédita, a final deste ano será na renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu São Paulo



O projeto Chef Aprendiz, iniciado em 2015, capacita jovens das periferias de São Paulo para ingressarem no mercado de trabalho de gastronomia. Agora em parceria com a ONG Alquimia, 20 jovens da comunidade do Chuvisco (Zona Sul de São Paulo) já estão cursando as aulas teóricas e práticas e participarão de uma grande competição final, ao estilo Masterchef. Neste ano, a unidade paulista da escola culinária Le Cordon Bleu, instituição francesa com 125 anos de tradição é quem vai sediar a disputa final, com um time de jurados formado por chefs de cozinha e donos de restaurantes, como o chef Patrick Martin, diretor técnico da Le Cordon Bleu Brasil e a chef Renata Braune, chef executiva da Le Cordon Bleu São Paulo. Os jurados oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.


O Chef Aprendiz vai muito além de projeto de gastronomia e inserção socioeconômica para jovens em situação de vulnerabilidade social.


“O objetivo é principal é desenvolver pessoas e empoderar seres humanos usando a gastronomia como principal ferramenta para tal”, explica Beatriz Mansberger, criadora do projeto. “São cinco meses que, além de aulas diretamente relacionadas ao mercado gastronômico, os jovens têm dinâmicas de autoconhecimento, oficinas de alfabetização emocional, educação financeira e muitas outras oficinas que enxergam esses jovens como um todo”, completa.

O Chef Aprendiz tem celebrado importantes conquistas. Em 2019, a Comgás foi a primeira empresa a patrocinar via Proac icms a edição Capão Redondo e, em 2020, entrou também como patrocinador master da 7ª edição, na região do parque Chuvisco. A Kikkoman e Wickbold também estão entre os patrocinadores desta edição e entre os apoiadores, estão Philadelphia e a própria Le Cordon Bleu São Paulo, uma grande novidade para os jovens que poderão conhecer a escola e colocar a mão na massa para preparar seus cardápios das provas finais desta edição do projeto Chef Aprendiz.


Atualmente, alguns dos parceiros que contam com ex alunos do projeto em suas cozinhas são: Tartuferia San Paolo, Restaurante Casa Santo Antônio, Padoca do Maní, Pati Piva, Enoteca Saint Vinsant, Hotel Emiliano, Hotel Intercontinental, Palácio Tangará, Cheftime, Confeitaria Christina, Condessa Bistrô, Nossa Casinha, Ráscal e Brazuca. Para este ano, além da edição na comunidade, teremos a inauguração da Casa Chef Aprendiz.


PROTOCOLO COVID


Seguindo o decreto municipal Nº 59.580, de 4 de julho de 2020, do Estado de São Paulo com o Município. O Chef Aprendiz Comunidades, depois de muitos ajustes e cuidados, retoma suas atividades seguindo os protocolos sanitários e os cuidados apresentados nas ações e diretrizes que devem ser tomadas pelo setor cultural durante o estado de calamidade pública decretado no dia 20 de março de 2020 em função da pandemia decorrente do rápido crescimento de contágio de pessoas com o coronavírus. É importante ressaltar que as oficinas do projeto acontecem em um ambiente de cozinha, rigorosamente higienizado e com diversas diretrizes sanitárias, além de não contar com clientes ou pessoas externas às dinâmicas estabelecidas, garantindo maior controle da circulação no espaço.


A sociedade como um todo está aprendendo a lidar com esse novo cenário e o Chef Aprendiz também precisou se reinventar e adaptar a maneira que atua junto às comunidades e jovens, sem perder a “proximidade” e o carinho no processo. As dinâmicas das aulas acontecem em um ambiente rigorosamente higienizado, como de costume, mas também com diversas diretrizes sanitárias como:

  • Educação e conscientização;

  • Aferição de temperatura antes de adentrar o espaço das oficinas;

  • Redução de densidade ocupacional com distribuição de múltiplas praças de trabalho no espaço anexo à cozinha;

  • Obrigatoriedade do uso de máscaras;

  • Disponibilização de cinco máscaras por participante tendo em vista a troca necessária a cada duas horas e o tempo de lavagem das máscaras usadas;

  • Sanitização dos pés antes de adentrar o espaço das oficinas;

  • Janelas abertas e boa circulação de ar no espaço;

  • Higienização constante das mãos com água e sabão;

  • Disponibilização de álcool em gel em diversos locais visíveis do espaço;

  • Uso de aventais e bandanas limpos;

  • Pratos, copos, talheres e outros utensílios de cozinha higienizados individualmente de maneira correta.

Acreditando no poder de transformação que o projeto tem, os jovens que se formarão nesta edição sairão do curso mais conscientes e preparados para o mercado de trabalho, para a vida e também para os novos desafios que a sociedade enfrenta nestes novos tempos.


COMO CONTRIBUIR


Existem diversas formas para empresas e pessoas físicas contribuírem com o projeto:


Empresas podem convidar o Chef Aprendiz para montar o Catering com Propósito” de seus eventos, jantares ou brunches. Sob coordenação da chef Carolina Perez, os jovens e auxiliares preparam e servem deliciosos pratos e aperitivos adequados às necessidades de cada evento. Empresas podem ainda patrocinar ou apoiar o projeto, por meio de aporte de verba de marketing ou via leis de incentivo, e contribuir financeiramente para a realização das edições periódicas do projeto nas comunidades que custam cerca de R$ 250 mil cada edição.


Para pessoas físicas, uma das formas de ajudar é participando dos jantares beneficentes, periodicamente realizados e divulgados nas redes sociais do Chef Aprendiz - o lucro do evento é destinado ao projeto e os jovens do projeto participam tanto na cozinha quanto no salão. Outra opção é ser voluntário e doar o que têm de melhor e mais valioso: conhecimento e tempo.


Para pessoas físicas, é possível ser doador diretamente pelo site.