• Giovanna Leopoldi

Iluminação e piso de madeira: como valorizar o revestimento em sua casa ou escritório

Especialistas em iluminação e em tratamento de madeira revelam as principais dicas para realçar a beleza de elementos horizontais


O tipo de acabamento e a iluminação são dois grandes aliados para realçar pisos de madeira e encontrar o efeito ideal para a sua casa ou escritório. Mas muitos consumidores e até profissionais derrapam na hora de combinar essas duas soluções em um projeto de interiores.


"É mais comum do que se imagina: você entra em uma residência ou escritório, vê um piso de madeira maravilhoso, com um verniz brilhante de altíssima qualidade, só que com iluminação mal aplicada, formando reflexos indesejados e causando desconforto visual", afirma a arquiteta especialista em iluminação Juliana Pascoalini, do Gris Lighting.



Segundo ela, o uso adequado da iluminação valoriza as particularidades de cada piso de madeira, como seus veios, texturas e tonalidades. Ambientes sociais (como salas e recepções) e passagens (como corredores, halls e escadas) são ótimos exemplos para iluminação em pisos.


"Elementos horizontais, como o piso ou superfícies de mobiliários, podem ser iluminados por meio de instalações no forro ou na laje, ou, ainda, por meio de balizadores ou arandelas instaladas nas paredes", explica Juliana, que também é idealizadora do curso Viver de Iluminação, voltado a profissionais da arquitetura.


Tipos de iluminação

É preciso escolher a temperatura de cor adequada de acordo com a atividade exercida no ambiente e o efeito que se deseja criar, porém, de uma forma geral, como a maioria das superfícies amadeiradas têm uma tonalidade de cor mais quente, as temperaturas de cor quentes na iluminação (até 3300 K) são as ideais, pois realçam a superfície e transmitem a mesma sensação de aconchego que a madeira proporciona.


"Em casos onde a madeira aplicada tem uma tonalidade mais fria, como acinzentada ou azulada, as temperaturas de cor neutras e frias combinam muito bem e podem transmitir uma sensação de modernidade e tecnologia", afirma a especialista.


É importantíssimo também ficar atento ao IRC (Índice de Reprodução de Cores) da fonte de luz, explica Juliana. "O IRC classifica o quão fielmente aquela fonte de luz reproduz as cores dos objetos iluminados. O máximo IRC é 100 e quanto maior, melhor", afirma.


Uma lâmpada com baixo IRC irá distorcer as cores do objeto iluminado e a superfície de madeira não receberá a valorização merecida. O IRC mínimo ideal para aplicações internas é de 80.


Reflexos

Outra questão importante a ser levada em consideração é o tipo de acabamento que a superfície de madeira receberá. Em casos de superfícies muito brilhantes, não é uma boa ideia utilizar luz direcionada, pois irá criar reflexos indesejados e poderá acarretar desconforto visual. Apostar em luz indireta nestes casos é uma ótima opção.


A especialista também dá dicas específicas para corredores, halls e escadas. "Por serem áreas de passagem e circulação, é importante ficar atento ao nível de iluminação por questão de segurança. Nas escadas, balizadores instalados nas paredes são sugestões interessantes para marcar os degraus. Já nos corredores, arandelas são bastante versáteis para gerar luz suave ou ainda belos efeitos por meio de diferentes fachos de luz."


Acabamento

Outra dica para realçar os pisos de madeira é escolher um acabamento de qualidade. "A tecnologia atual nesse segmento permite, inclusive, escolher produtos com base na movimentação de pessoas em determinados locais", afirma o especialista em tratamento de madeira Silvio Lima, gerente da área na Montana Química. "Por exemplo, um protetor de pisos para escritórios tem características diferentes daquele voltado a uma sala de residência."


Segundo Lima, o mercado tem uma variedade imensa, dos vernizes aos stains, do acabamento fosco ao brilhante, da cor branca à preta. "Por isso, uma das principais dicas é detectar o produto adequado para tipo de madeira e estilo de piso. A aplicação correta e a manutenção também são essenciais para garantir vida longa ao produto", finaliza.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Receba nossas atualizações

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco