• tatianacarvalho4

Dia do Sorvete: Confira dicas para harmonizar vinhos com sorvete

As Sommelières Paula Daidone e Cibele Siqueira, da Wine, trazem algumas dicas de harmonizações deliciosas com Vinhos e Sorvetes


Afogatto, receita leva vinho tinto em sua base. Crédito de Imagem: Reprodução

Hoje, dia 23, é o Dia do Sorvete, um símbolo da temporada de calor e uma ótima opção de sobremesa para desfrutar do clima tropical brasileiro. Para comemorar a data, as

Sommelières da Wine, Paula Daidone e Cibele Siqueira, dão algumas dicas especiais de harmonizações de sabores entre vinhos e sorvetes. Affogato

Uma mistura inusitada à base do vinho tinto Fleur du Cap Essence du Cap Shiraz que possui passagem em barrica, com notas tostadas e de café, traz um sabor especial e refinado na receita. Com essência de frutas negras e vermelhas maduras, o vinho dá um toque amadeirado e sabor único no Affogato.


Crumble de maçã com sorvete de banana com espumante Moscatel Outra ótima opção é a sobremesa leve e deliciosa de Crumble de maçã com sorvete de banana, acompanhada do espumante Moscatel, com notas de frutas. A bebida da vinícola Salton tem origem na Serra Gaúcha e traz um olfativo de frutas tropicais e cítricas. A combinação doce e frutada da bebida produz um gosto inigualável ao gelado.


Petit Gateau com sorvete de creme e vinho branco E você já pensou em combinar um Petit Gateau com sorvete de creme com um vinho branco doce? O Beni di Batasiolo Muscatel Tardì D.O.C. Piemonte Moscato Passito é uma ótima pedida para esse equilíbrio. O vinho de sobremesa é perfeito para harmonizar com essa receita por ser intenso, com notas de mel e sabor de ameixas, damasco e pêssego em calda. A calda quente de chocolate encontra com o sorvete e neste cenário um vinho de sabor persistente e doce configura um efeito inesperado ao paladar. 


Churros com sorvete de baunilha e vinho branco A quarta dica é o churros com sorvete de baunilha e o vinho branco Dark Horse The Original Chardonnay. Com acidez alta, para neutralizar a fritura, e notas de baunilha para acompanhar o sorvete, essa iguaria agrada com facilidade o verdadeiro apreciador de uma sobremesa. Produzido com uvas provenientes de uma colheita noturna, para preservar o frescor natural das uvas, este branco traz uma das uvas brancas de maior destaque no terroir californiano – a Chardonnay.


Salada de frutas vermelhas com sorvete e vinho rosé E por último, mas não menos importante, a salada de frutas vermelhas com sorvete harmoniza maravilhosamente bem com um vinho rosé com notas de frutas vermelhas e leve dulçor. O Maison Le Star Rosé On Ice é a melhor combinação aqui. Um Rosé francês frutado, leve, fresco e com doçura média. Elementos que provocam o equilíbrio de um aperitivo agradável para uma conversa.