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App lança funcionalidade para rastrear e ajudar a conter Covid-19 no trabalho

FieldLink lança funcionalidades para gerenciamento de operações remotas durante a pandemia. iFood adotou a solução e diz ter sentido melhora na produtividade

Mapa FieldLink. Crédito de Imagem: Divulgação.

A retomada das atividades econômicas devido à pandemia é, ao mesmo tempo, um alívio e uma preocupação às empresas, uma vez que é preciso acompanhar de perto para evitar que uma possível contaminação do coronavírus se alastre entre os funcionários. Para atender a essa demanda, o contact tracing (rastreamento de contatos) foi implementado em vários países como China e Coréia do Sul para monitorar a Covid-19 e, recentemente, a Espanha, Alemanha e França também resolveram aderir ao sistema para evitar uma nova quarentena. A FieldLink traz essa função para o Brasil, implementando a funcionalidade ao aplicativo de gestão de times para evitar o contágio do coronavírus em ambiente empresarial.


Uma vez que o celular é o ponto de contato dos colaboradores com as companhias, com os dados e instrumentos necessários ao serviço, os usuários são acostumados a usar o app durante todo o expediente.


"Conseguimos, então, acompanhar suas jornadas durante o horário de trabalho, cruzar informações do histórico dele com outros para detectar a proximidade física e emitir um relatório específico, desde que os requisitos de privacidade sejam respeitados", conta Diego Cueva, CEO do sistema. Assim, é possível identificar rotas de disseminação nos últimos 30 dias, isolar quem pode ter se contagiado e garantir a saúde da equipe.

Fundada em 2016, a FieldLink desenvolveu funções específicas, após o surgimento do novo coronavírus, para assegurar a manutenção do ritmo e a padronização das operações, tanto das equipes de serviços essenciais e técnicos que mantiveram as atividades em campo - como as de alarme, segurança, telefonia e energia - quanto as que aderiram ao home office. A auditoria e a coleta de dados para relatórios e gráficos, produzidas por geolocalização, agora também podem ser realizadas através das ligações profissionais feitas no próprio diretório. O preenchimento de tabelas por checklist via celular ganhou a opção de ser feito pelo computador. E outra novidade é a pesquisa automática de satisfação do cliente sobre a interação com o profissional. "Este é um período sem precedentes e os indicadores de performance mudaram: não são baseados única e exclusivamente nas vendas, mas, também, no esforço empregado", aponta Cueva.


Para o colaborador, o aplicativo funciona como um assistente pessoal que permite o acesso a informações mesmo longe da companhia: administra a agenda e os contatos, centraliza o histórico do cliente e da evolução de propostas, faz sugestões personalizadas de leads e simplifica e automatiza processos. Assim, há maior praticidade, aumento da produção e maior garantia de um trabalho de qualidade. "Identificamos as dores do momento e incrementamos a ferramenta, afinal, um episódio temporário pode causar prejuízos irremediáveis para as empresas grandes e ainda mais drásticas às menores", diz o CEO da FieldLink.



iFood melhora a produtividade com app de gestão de equipe durante pandemia


O iFood adotou as funcionalidades desenvolvidas pela FieldLink para suprir as necessidades originadas nesse novo cenário - tanto no trabalho em campo quanto no home office - e, segundo a empresa, a ferramenta auxiliou no bom desempenho e no aumento da produtividade da equipe de captação em 100%, nos últimos seis meses.


A solução começou a ser usada pelo iFood há um ano, para análise do KPI dos executivos, feedback e desenvolvimento de plano de ação.


"Antes de implementarmos a ferramenta, não tínhamos nenhuma apuração e controle sobre a produtividade do time de campo e o tipo de visitas realizadas, sendo que hoje já se tornou nossa cultura fazer o acompanhamento dessas métricas", conta José Berardo Pérez, coordenador de planejamento comercial do iFood, empresa cujo app é usado por colaboradores da área comercial externa e de key account.

O registro de visitas, a visibilidade de como os profissionais se comportam e de quais são os gaps ou os executivos que precisam ser acelerados e os formulários de coach que os gestores de vendas têm de fazer com seus liderados se tornaram imprescindíveis durante a pandemia. "Conseguimos trabalhar de forma ágil e rápida para fazer as adaptações necessárias nos processos", diz o coordenador do iFood.



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