• Tatiana Carvalho

Aeroporto Internacional de BH terá unidade do Hermes Pardini exclusiva para exames da Covid-19

Laboratório iniciará suas operações com a testagem de passageiros nesta segunda-feira (14), com resultados liberados em 4 horas, no aplicativo ou site da rede


Imagem: Filipe Abras/ Divulgação

O Hermes Pardini, um dos principais laboratórios de Minas Gerais, em parceria com a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, inaugura na próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro, uma Unidade de Testagem Covid-19 no terminal. Planejado para oferecer conveniência e deslocamento seguro aos viajantes, o laboratório ficará em frente ao Desembarque 1 e oferecerá o teste RT-PCR, considerado padrão ouro para detectar o coronavírus. Disponível apenas na modalidade particular e sem exigência de pedido médico, o exame poderá ser feito em pessoas sintomáticas e assintomáticas que precisam realizar viagens. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 7h às 11h.


Em até 4 horas o cliente poderá visualizar o laudo, em dois idiomas, português e inglês, pelo aplicativo ou site do Hermes Pardini. Realizado por meio da coleta de material do nariz e garganta com uma haste flexível, o teste molecular do tipo RT-PCR identifica o material genético do vírus no organismo e é usado para detectar se a pessoa está infectada no momento. Diferentemente dos exames sorológicos, que coletam sangue e identificam a presença de anticorpos, indicando uma contaminação no passado.


A instalação da unidade é temporária para atender o período de maior volume de voos e passageiros. Historicamente, entre dezembro e fevereiro, o número de viajantes circulando pelo país aumenta consideravelmente, sobretudo por conta de férias escolares, Natal e Réveillon. Vale ressaltar que o laboratório instalado no aeroporto atende a todas as exigências da Vigilância Sanitária para realizar testes de Covid-19.


“Estamos iniciando o período de aumento na movimentação de passageiros, pelo início da alta temporada, e oferecer esse serviço em parceria com um laboratório de referência no país é mais uma medida de prevenção ao coronavírus e uma forma de ampliar a segurança de passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária”, ressaltou Geovane Medina, gestor de Planejamento Operacional.

Atualmente, o Hermes Pardini tem o maior núcleo para realização de exames RT-PCR para Covid do Brasil, com capacidade para 20 mil testes dia e tem atuado fortemente no diagnóstico da doença, desde que ela chegou ao Brasil. “Atender as pessoas que necessitam viajar neste momento faz parte do propósito do grupo de gerar acesso à tecnologia em saúde para quem precisa e onde estiver”, concluiu o vice-presidente da rede de laboratórios, Alessandro Ferreira.