• Giovanna Leopoldi

72% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday

Pesquisa do Méliuz revela as preferências dos consumidores para uma das datas mais aguardadas do varejo brasileiro


Clientes aproveitam as promoções da Black Friday no Extra, unidade da Ricardo Jafet, em São Paulo — Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press

Sim, os brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday 2020. É o que revela a pesquisa exclusiva do Méliuz, empresa de tecnologia que oferece cashback aos consumidores e soluções digitais para marketplace e serviços financeiros. Mesmo diante do contexto imposto pelo coronavírus, 72% dos usuários da plataforma devem aproveitar a data.


A Black Friday já é considerada uma das datas mais aguardadas do varejo brasileiro.  Realizada sempre na última sexta-feira de novembro, este ano ela será no dia 27. O costume americano de queimar os preços tem um motivo: limpar o estoque para preparar as vendas para o natal. 


Mas, se engana quem pensa que a pandemia afetou negativamente as expectativas para a Black Friday. De acordo com a pesquisa, 72,21% dos consumidores garantem que vão aproveitar as liquidações deste ano, sendo que 62% já compraram em edições anteriores. Já 26,58% ainda não se decidiram e apenas 1,19% não pretendem comprar na Black Friday.


Dentre os que não vão aproveitar a data, 43% alegaram falta de dinheiro como principal motivo e outros 43% disseram não acreditar nas promoções da Black Friday. Entre os indecisos, a incerteza sobre a relevância das ofertas é o principal ponto de dúvida para 64% dos usuários.


Quais serão os itens mais comprados nesta Black Friday


Se antes, a Black Friday era o momento de comprar itens de desejo que, muitas vezes, poderiam ser considerados como supérfluos, hoje a data é vista como oportunidade para se economizar nas compras de itens necessários, como eletrodomésticos e eletrônicos, e até mesmo salvar um dinheirinho nos presentes de Natal.


Dentre os entrevistados, 42% deve aproveitar a data para comprar itens de necessidade. Já 25% pretendem adquirir produtos de desejo, 17% vão trocar produtos antigos por novos ou de outro modelo e 6% devem antecipar as compras de Natal para economizar nos presentes.


Na lista dos produtos preferidos para a esta Black Friday, estão:


52,74% - Eletrodomésticos e eletroportáteis 

41,05% - Eletrônicos e Informática 

32,36% - Perfumes e Cosméticos 

28,64% - Smartphone 

28,12% - Móveis e decoração

25,33% - Acessórios e Calçados 

24,30% - Roupas 

13,85% - Livros 

11,27% - Alimentos e bebidas 

10,54% - Viagem

9,30% - Jogos e Consoles

8,79% - Relógio e Jóias

8,47% - Artigos esportivos 

2,89% - Assinatura de serviços 

1,96% - Outros


E as compras, serão em lojas físicas ou compra online?


A maioria dos consumidores - 58% - optará por fazer as compras em lojas online. Já 11% vão preferir as lojas físicas. Os que pretendem dividir as compras entre lojas físicas e online somam 30,92% dos respondentes.


Este resultado pode ser  reflexo da constatação de que a pandemia ajudou a impulsionar o crescimento do e-commerce no Brasil. Estudo da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico mostra que houve alta de 65,7% no número de pedidos em lojas online, no período de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.  


Média de gastos fica entre R$ 500 e R$ 1000


Apesar dos impactos econômicos sofridos com a pandemia do Covid-19, a média de gastos com as compras não mudou muito do ano passado pra cá. Dos mais de mil respondentes da pesquisa, 32,2% pretendem gastar entre R$ 1000 e R$ 2999; 25,9% devem desembolsar entre R$ 500 e R$ 999; 14,6% estão dispostos a gastar R$ 3000 ou mais; 14,3% vão gastar entre R$ 300 a R$ 499; 11% vão fazer compras entre R$ 100 e R$ 299 e 1,6% estarão mais contidos e pretendem gastar até R$ 99.


Planejamento é tudo


Todos os anos, a Black Friday mobiliza praticamente todo o comércio varejista. Para aproveitar as melhores ofertas e garantir a compra de bons produtos, é muito importante se planejar. 


A pesquisa mostra que 57,8% dos entrevistados utilizarão sites de busca na internet para ter mais informações sobre produtos e lojas; 51,2% devem ir direto aos sites das próprias lojas; 32,1% vão se informar por meio de ofertas recebidas por e-mail; 25,2% devem fazer pesquisa em shopping, lojas físicas, centros comerciais e/ou supermercados; 23,3% farão buscas em sites de comparador de preço; 17,6% vão ficar atentos a anúncios na internet; 12,7% pretendem seguir a indicação de amigos; 8,6% buscarão por produtos e lojas em anúncios na televisão e 0,4% devem utilizar outros recursos.


A maior parte dos respondentes pretende aproveitar as ofertas já nas primeiras horas da sexta-feira. Mas a escolha do horário das compras está bem dividido: 38,1% vão aproveitar a madrugada de quinta (26/11) para sexta-feira (27/11) para fazer as compras; 31,9% farão as compras na manhã de sexta-feira (27/11); 15% vão aproveitar a noite de sexta-feira (27/11) e 14,7% vão preferir fazer compras na tarde de sexta-feira (27/11).


Em muitas lojas, as campanhas da Black Friday não se restringem à última sexta-feira do mês de novembro. Datas como o Dia do Solteiro (conhecida como a Black Friday chinesa) e a Cyber Monday (pós-Black Friday) vêm ganhando força e se popularizando no país. De acordo com dados da empresa de pesquisas Compre&Confie, a ação promocional realizada pelas lojas online na segunda-feira após a Black Friday faturou 31,5% a mais em 2019, em comparação com 2018.


Cleuza Oliveira dos Santos, que nunca comprou em edições anteriores da Black Friday, pretende aproveitar as ofertas neste ano. “Espero que a Black Friday seja uma boa oportunidade de comprar o que precisamos, com bom preço”, afirma.


Pontos de decisão para compra: menor preço e reputação da loja


Apesar de todo investimento das marcas em lives e programação especial para a data, o preço continua a ser o fator decisivo na hora de comprar na Black Friday para 73% dos consumidores. Reputação da loja/marca aparece em segundo lugar, seguido de frete grátis e facilidade de pagamento.


73% - Menor preço (com cashback)

9,41% - Reputação da loja/marca

8,47% - Frete grátis 

5,99% - Facilidade de pagamento (parcelamento, juros baixo, etc.) 

2,48% - Cupom de desconto 

0,20% - Indicação de amigos

0,41% Outros 


Confira a pesquisa completa sobre o que esperar da Black Friday para 2020.




Fonte: Assessoria de Imprensa